RESPONSÁVEL TÉCNICA
DRA. FERNANDA CARBONI BUSS PORTO LEITE
CIRURGIÃ PLÁSTICA CRM - SC 16962 / RQE – 14762

A chegada de um bebê em uma família sempre envolve grandes expectativas e realizações, em especial na vida da futura mamãe. A gestação é uma fase marcada por inúmeras transformações no corpo das mulheres, que apesar de curtirem essa fase única, na grande maioria das vezes, sonham em manter o mesmo corpo de antes da gravidez.

Mommy makeover é uma expressão americana que traduz as principais associações de cirurgia plástica que as mulheres mais procuram após terem sido mães. Elas se dirigem principalmente às mamas e ao abdômen, focando também no acúmulo de gorduras localizadas.

Independente do que possa causar a baixa autoestima nas recentes mamães, a cirurgia plástica tem contribuindo para que mulheres, possam realizar o sonho materno e recuperar a boa estética corporal. Importante frisar, é que um período mínimo para recuperação do corpo deve ser respeitado antes dos procedimentos cirúrgicos, para que haja a regressão do edema e a volta do peso normal.

É necessário também considerar a possibilidade e o desejo de se ter mais filhos, então recomenda-se que primeiro seja realizado 100 % o sonho de ser mãe para então pensar na cirurgia plástica pós-gestação. Seja como for, o cirurgião plástico considerará as expectativas da paciente com relação à cirurgia estando apto a decidir como deverá suceder.

Com o avanço das técnicas e procedimentos estéticos atuais, há a possibilidade de conquistar resultados cada vez mais naturais e satisfatórios. Os resultados possíveis, porém, dependerão em grande parte do quanto a paciente mudou durante o período, o seu ganho de peso e os hábitos que foram adotados antes, durante e após a gravidez.

Dentre os procedimentos mais comumente procurados após a gestação está a cirurgia de correção da mama, pois os seios podem apresentar flacidez por conta do grande aumento e depois diminuição em um curto período de tempo.

Mommy makeover é uma expressão americana que traduz as principais associações de cirurgia plástica que as mulheres mais procuram após terem sido mães. Elas se dirigem principalmente às mamas e ao abdômen, focando também no acúmulo de gorduras localizadas.

Na maioria dos casos optaremos pela Mastopexia – cirurgia que devolve a posição e forma da mama, retirando o excesso de pele e reposicionando a aréola e o mamilo, podendo ou não ser associada a implantes de silicone. O abdômen é uma área que também sofre mudanças consideráveis após a gestação, dentre elas a flacidez com a sobra de pele e o afastamento da musculatura intra-abdominal.

Para a correção dessas alterações, baseados no exame físico detalhado e nos anseios de cada paciente, decidiremos qual técnica será utilizada: a Abdominoplastia Convencional ou a Miniabdominoplastia, sendo o principal diferencial entre elas, de forma simples, o tamanho e a posição das cicatrizes. Para melhorar o contorno do abdômen, os músculos da região são reaproximados até a sua posição natural antes das gestações, como se fosse uma “cinta interna” e a retirada do excesso de pele abaixo do “umbigo”.

É importante que as pacientes saibam que o procedimento é recomendado nos casos em que a mulher não deseja mais engravidar. Assim, o planejamento familiar deverá ser definido antes da programação da abdominoplastia e essa possibilidade deverá ser discutida previamente com o médico.

Para as gorduras localizadas geralmente recomendamos a lipoaspiração, onde conseguimos através da aspiração das gorduras indesejadas redefinir o contorno corporal, não somente do abdômen, mas comumente da parte interna das coxas, culotes, região dorsal, dentre outras. Todas essas cirurgias são recomendadas em um período mínimo de 6 meses após o parto.

E para o melhor resultado e a manutenção do peso ideal, recomenda-se adotar uma rotina saudável, com alimentação equilibrada e exercícios físicos. É importante ter consciência de que as cirurgias serão o complemento de um programa de bem-estar e só com a mudança de atitudes será possível manter os resultados conquistados, já que a cirurgia plástica não deve ser entendida como um recurso de emagrecimento.

Sabendo disso as mamães precisam planejar-se e saber que o resultado final dependerá e muito do pós-operatório, sendo necessário seguir estritamente as recomendações médicas, como por exemplo, ficar em torno de 4 a 8 semanas sem pegar peso, o que será um desafio para a recente mamãe.

Tendo em mente todas essas informações, a escolha do cirurgião plástico é de suma importância para o sucesso dos procedimentos. É necessário desconfiar de preços abaixo da média, buscar profissionais com referências e estrutura indicada para realização dos procedimentos.

Hoje com a informação tão acessível a todos é fácil saber se o médico que você escolheu é um especialista, basta entrar no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e procurar o nome do profissional. Depois de tudo é só aproveitar as alegrias da maternidade com a autoestima renovada.

 

Fernanda Carboni Buss Porto Leite

Cirurgia Plástica

CRM/SC 16962 e RQE 14762 | Criciúma

Fonte: http://rsaude.com.br/criciuma

Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>